ECO 92 e o Museu de Arte de Joinville

Added on by Gabriela Loyola.

Por ocasião da RIO 92 – II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento –, a exposição Eco Art foi organizada pelo Banco Bozano Simonsen.

 Realizada no Rio de Janeiro, a exposição reuniu 120 artistas das Américas e resultou na publicação de um grande catálogo, na formação de um acervo e na edição de um álbum de 25 gravuras, a partir destas pinturas. São serigrafias assinadas e numeradas, de artistas contemporâneos representativos.

 Este conjunto de serigrafias é objeto de um material didático, intitulado Projeto Bozano Arte e Natureza, preparado pelo Instituto Arte na Escola / Fundação Iochpe, com um roteiro de discussão de cada peça sob o ponto de vista da linguagem visual e sua relação transversal com a ecologia.O projeto educativo inclui a doação de um conjunto destas 25 gravuras da Eco Art a museus de todo o Brasil, e o Museu de Arte de Joinville (MAJ) foi um dos selecionados.

 Na exposição histórica do acervo do MAJ, “Master Brasileiros”, estão 4 gravuras desse conjunto de obras dos artistas BEATRIZ MILHAZES, TOMIE OTAKE E REYNALDO FONSECA.

 BEATRIZ MILHAZES  Você me olha por quê? Por quê está me olhando?, 1992  Serigrafia sobre papel   100 x 70 cm  Doação Banco Bozano Simonsen

BEATRIZ MILHAZES

Você me olha por quê? Por quê está me olhando?, 1992

Serigrafia sobre papel 

100 x 70 cm

Doação Banco Bozano Simonsen

 TOMIE OTAKE  Sem título, 1992  Serigrafia sobre papel   100 x 70 cm  Doação Banco Bozano Simonsen

TOMIE OTAKE

Sem título, 1992

Serigrafia sobre papel 

100 x 70 cm

Doação Banco Bozano Simonsen

 REYNALDO FONSECA  Pastoral,1992  Serigrafia sobre papel   100 x 70 cm  Doação Banco Bozano Simonsen

REYNALDO FONSECA

Pastoral,1992

Serigrafia sobre papel 

100 x 70 cm

Doação Banco Bozano Simonsen